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ÍNTEGRA ADMINISTRADORA

INFORMATIVOS

O QUE É O PIX?

 

De forma rápida e segura, o Pix permitirá que transferências e pagamentos sejam realizados entre diferentes instituições financeiras em até 10 segundos, 24 horas por dia e todos os dias do ano, incluindo finais de semana e feriados. Assim, diferentemente das transferências tradicionais via DOC e TED, que são processadas apenas em dias úteis e apenas em determinados horários, com o Pix as transações poderão ser realizadas a qualquer momento e a qualquer hora, de forma ágil e simples.

 

  • Isento, não tem tarifa para pessoa física;
  • Inesquecível, você só precisa de apenas um dado para transferir, pode ser o seu CPF, telefone, e-mail ou uma senha qualquer;
  • Instantâneo, cai na hora na sua conta.

 

 

QUEM PODE FAZER UM PIX?

 

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer um PIX! Basta ter uma conta transacional (Conta corrente, conta poupança ou Conta de Pagamento Pré-pago) em um prestador de Serviços de pagamentos, ou seja, as instituições Financeiras, todos os bancos e as instituições de Pagamento Participantes do PIX.

 

 

Atenciosamente,

 

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Íntegra Administradora de Condomínios Eireli

 

Coronavírus: medidas essenciais de prevenção em condomínios

 

 

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Mundialmente, o assunto do momento é, com certeza, o novo coronavírus. A doença é conhecida como Covid-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019”, em tradução, doença por coronavírus.

O vírus se propaga muito rapidamente e, para evitar que mais pessoas contraiam a doença, uma das orientações dos órgãos de saúde é evitar ao máximo sair de casa e não ficar em ambientes fechados com muitas pessoas. Para te auxiliar neste momento, preparamos um conteúdo que explica o que é o Covid-19 e quais medidas você deve tomar para manter seus condôminos protegidos.

O que é coronavírus?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o coronavírus faz parte de uma grande família de vírus. Eles causam doenças respiratórias que variam de leves a moderadas e, até mesmo, enfermidades mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio e a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Em casos extremos, pode levar a óbito.

Mais de 180 mil pessoas contraíram o Covid-19 em 145 países e territórios e o número de mortes passou de 7 mil.

Os sintomas se assemelham a uma gripe: febre, tosse e falta de ar.

Como ele é transmitido?

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções, como:

  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Gotículas de saliva;
  • Contato próximo, como toque ou aperto de mão (com pessoa infectada caso suspeito ou confirmado);
  • Contato com objeto ou superfícies contaminadas (seguido de contato com a boca, nariz ou olhos).

Quais as formas de prevenção contra o coronavírus nos condomínios?  

Não diferente de demais locais, as administradoras e o síndicos também precisam tomar precauções para evitar a contaminação dos funcionários e dos condôminos, tanto na empresa, quanto nos condomínios. As dicas são:

  • Evitar aglomerações, principalmente em locais fechados;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, pelo menos por 20 segundos;
  • Usar álcool gel 70%, que é eficiente para matar o vírus e outras possíveis bactérias;
  • Não tocar o rosto: evite encostar as mãos não lavadas na boca, nos olhos e no nariz, pois essas são as principais portas de entradas do vírus no organismo;
  • Evite contato se estiver doente, como apertar as mãos, abraçar, beijar;
  • Cobrir a boca e nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar;
  • Usar máscaras se apresentar sintomas de tosse e espirro;
  • Aconselhe aos seus condôminos utilizarem álcool gel sempre que usarem os elevadores.

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Home office é necessário?

Sim! A viabilização do trabalho remoto é a primeira medida a ser tomada em sua administradora de condomínios, pois dessa forma, os seus funcionários não precisam se locomover em espaços públicos e não correm o risco de ficar em estabelecimentos fechados.

Para manter os processos alinhados, o ideal é utilizar a tecnologia ao seu favor. Faça videoconferências.

Quais medidas tanto administradoras quanto síndicos devem tomar neste momento?

A sua segurança e a dos condôminos é essencial. Para que todos possam ficar seguros e informados, separamos algumas dicas para você pôr em prática agora mesmo:

  • Disponibilize álcool gel em áreas muito usadas por todos: próximos a elevadores, portarias e em áreas de uso coletivo;
  • Disponibilize cartazes de comunicação e orientação aos moradores, com informações reais. Não cause pânico aos seus condôminos;
  • Dê assistência aos funcionários do condomínio. Se algum deles apresentar sintomas da doença, o ideal é afastá-los e orientá-los a procurar um médico;
  • Suspenda assembleias e reuniões. Se o assunto for muito urgente, o ideal é realizar tudo online. Usando um sistema de gestão como o SIN isso é possível;
  • Feche temporariamente os espaços de uso coletivo, como piscina, sauna, academias, quadras esportivas, salões de festa e outros;
  • Os funcionários da limpeza devem usar equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas;
  • Converse com os condôminos com crianças e peça para que eles evitem aglomerações no playground. O ideal é criar uma agenda e pedir para que cada um siga o horário estipulado;
  • Os banheiros das áreas comuns devem ter: sabão, papéis e álcool gel;
  • Aconselhe os moradores a deixarem as janelas abertas;
  • A circulação na garagem deve ser apenas em casos de extrema necessidade;
  • Estabeleça um fluxo racional para entregas em domicílio, a fim de evitar ao máximo o contato corporal.

Como agir se algum dos condôminos apresentar os sintomas ou contrair a doença?

O ideal a se fazer é avisar aos demais condôminos que há suspeita ou casos confirmados no condomínio, mas não revelar a identidade do morador, e pedir para que os demais moradores redobrem os cuidados e fiquem o máximo possível em quarentena voluntária.

Quais outras medidas eu devo tomar?

Tão importante quanto conversar com os seus condomínios, você deve os aconselhar para que busquem informações em locais confiáveis.

Prezado (a) Condômino (a),

 

Gostaríamos de informar que a Sabesp vai isentar do pagamento das contas de água e esgoto os clientes das categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela. Em todo o Estado, aproximadamente 2 milhões de pessoas que já têm o benefício serão beneficiadas. A medida vai valer por três meses (abril, maio e junho) para contas emitidas a partir de 1º de abril de 2020 em todo o Estado de São Paulo. A Tarifa Social Residencial é destinada a residências unifamiliares, desempregados, habitações coletivas ou remoção de área de risco que atendam aos critérios definidos pelo comunicado tarifário. Assim durante esses 03 meses não será cobrado o consumo de água e esgotos dos moradores desse Condomínio.

No entanto é muito importante esclarecer que o consumo médio mensal não pode ultrapassar ao limite estabelecido nas normas que concede o benefício da tarifa social. Desta forma, é de vital importância que todos os moradores economizem água, para que o consumo geral de todos os apartamentos não ultrapasse ao limite determinado, pois caso ultrapasse, o condomínio poderá perder o benefício da tarifa social, e assim sendo, já para o próximo mês poderá perder a isenção, bem como poderá ser cobrado o valor cheio, ou seja, não mais como tarifa social.

 

Atenciosamente,

 

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Íntegra Administradora de Condomínios Eireli

Antonio Silvino

 

Regras e Orientações para Condomínios

Dicas de como agir educadamente em diversas situações. Tudo para uma boa convivência no condomínio.

 

Por Mariana Ribeiro Desimone

 

Não adianta negar: é muito difícil administrar um espaço dividido por tantas pessoas diferentes. E a maior dificuldade não são as inúmeras guias a serem pagas, os documentos para checar, ou as apólices de seguro que não podem vencer. Invariavelmente a parte mais trabalhosa da vida do síndico é lidar com os moradores. 

Para tentar deixar a tarefa mais fácil, o SíndicoNet ouviu especialistas sobre o tema e elaborou esta nova Cartilha de Etiqueta em Condomínios, com dicas de comportamento, postura e bons modos para os moradores e regras e obrigações para prédios e condomínios. Se todos fizerem um pequeno esforço para viverem em paz, todos saem ganhando.

 

BARULHO

 

  • Conheça as normas do condomínio e não faça barulho após o horário de silêncio
  • Use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido, que pode fazer o barulho que quiser.
  • Nos dias de festa - desde que não ocorram sempre - convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.
  • Lembre-se, seu cachorro não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
  • Crianças: o correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h.
  • Uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades.

 

CACHORROS

 

  • Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.
  • Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.
  • Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.
  • Caso o cachorro de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos.

 

CRIANÇAS

 

  • Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles.
  • Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas exclusivamente para brincadeiras.
  • Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos.
  • Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos.
  • Verifique o que diz o regulamento interno do seu condomínio.

 

CONVIVENCIA

 

  • Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria.
  • Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa
  • Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos.
  • Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.
  • Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados. Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.
  • Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de voz.

 

FUNCIONÁRIOS

 

  • Trate-os sempre com cordialidade.
  • Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico.
  • Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares.

 

GARAGEM

 

  • Não buzine, use luzes baixas e respeite a sua vaga.
  • Não use sua vaga como depósito.
  • Respeite o limite de velocidade.
  • Deu uma raladinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel.
  • Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.
  • Devolva sempre o carrinho de compras ao seu local de origem.

 

LIXO

 

  • Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento.
  • Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte.

 

NA ACADEMIA

 

  • Devolva as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem.
  • Não “monopolize” os equipamentos. Se ofereça para revezar o uso.
  • Tempo médio de uso da esteira é de 30 minutos.
  • Limpe o equipamento após o uso com pano e álcool em gel, por exemplo.

 

A PISCINA

 

  • Não use equipamentos de som.
  • Não pule na piscina com protetor solar. Tome uma ducha antes.
  • Não use o elevador com trajes de banho.

 

NO ELEVADOR

 

  • Cumprimente sempre todos os presentes.
  • Espere as pessoas saírem para entrar.
  • Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade, e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável.
  • Não segure o equipamento em horários de pico.
  • Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras de supermercado.

 

NO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRA

 

  • Respeite os horários de uso e não deixe a área toda suja após o uso – o ideal é retirar toda a parte principal do lixo e restos de comida e bebida.
  • Faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria.
  • Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho.
  • Na churrasqueira, tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, que propagam muito mais ruído quando estão ao ar livre.

 

OBRAS

 

  • Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno.
  • Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras.